Campeonato Nacional de Regatas em Linha

Realizou-se este fim de semana o Campeonato Nacional de Regatas em Linha, para escalões de Esperanças (Iniciados, Infantis e Cadetes), seguindo-se à que se disputou no passado mês de Junho, em que participaram os escalões juniores seniores e veteranos. O Clube Fluvial de Coimbra obteve a 20ª posição em termos colectivos, tendo as embarcações de Coimbra chegado a 16 finais, naquela que foi uma competição muito disputada, com massiva participação de todos os clubes nacionais. As regatas em linha disputam-se na pista de Montemor-o-Velho em sistema eliminatório. Nos escalões mais disputados, face ao elevado número de participantes, fazem-se séries para apurar em conta relógio os melhores 27, que posteriormente se distribuem por 3 semifinais que apuram à Final A ou à Final B, e que definem assim os melhores 18 atletas de cada escalão e distância (200 metros, 500 metros e 1000 metros). Os destaques vão para as atletas femininas do Clube Fluvial de Coimbra Ana Sofia Caridade (4ª K1 500 metros), Filipa Janicas (7º K1 200 metros) e Regina Batista (com Sofia Caridade, ambas em 5º lugar no K2 500 metros) . Nas provas de K4 o Clube Fluvial de Coimbra esteve nas finais de Cadetes femininos com Mafalda Amaro, Carolina Rodrigues, Mariana Fernandes e Sofia Santos (7º K4) e na final de infantis masculinos (17º) com Guilherme Oliveira, João Rodrigues, José Allegro e José Gaspar. Destaque ainda para o K2 cadete feminino que alcançou o 11º lugar com Filipa Janicas e Mafalda AmaroOs cadetes masculinos chegaram às finais de 200 e 1000 metros através de Francisco Tomé Pereira (17º em K1 1000 metros) , Diogo Gerardo/Francisco Pereira (17º K1 200 metros) e Pedro Póvoa/Guilherme Batista (18º K1 200 metros) . Hugo Gil foi 18º em K1 1000 metros inciado.

De salientar ainda o sexto lugar da classificação colectiva alcançado pelos atletas veteranos do Clube Fluvial de Coimbra, com destaque para as novas campeãs nacionais de K4 500 metros Veteranas A  (Vera Fonseca, Armanda Matos, Maria  Pinheiro e Maria Janicas) e para o terceiro lugar do K2 1000 metros Veteranos B de Paulo Simões e Alcides Pereira. O K2 500 metros Veterano A feminino foi também campeão nacional com Vera Fonseca e Armanda Matos e o K4 1000 metros Veterano B masculino obteve o quinto lugar da final.

A próxima prova de canoagem a nível nacional será a final nacional dos Torneios Abertos, competição destinada aos atletas menores de 16 anos com menos de 1 anos de prática da modalidade e que afere o nível de captação e formação das respectivas escolas de canoagem. Decorrerá em Ponte de Lima nos próximos dias 5 e 6 de Setembro.

Mais informações e todos os resultados em www.fpcanoagem.pt